top of page

Radiação no nosso dia a dia:

A castanha-do-pará é considerada o alimento natural que possui mais radiação no mundo. O acúmulo do elemento radio no fruto se deve por conta da longa extensão das raízes da castanheira. Mesmo assim, ela é inofensiva.

As bananas são tão radioativas que podem disparar alarmes de radiação em portos e aeroportos. Elas possuem radônio e potássio em sua composição

 

A planta do tabaco absorve radiação durante seu processo de cultivo. Quando fumamos, o fumo entra em nosso corpo afetando diretamente os nossos pulmões. O chumbo e o polônio se escondem em nossos pulmões e, à medida que seguimos fumando, nossos pulmões absorvem a radiação de forma mais eficiente. Como o ar que circula pelos pulmões passa pelo corpo todo, todo o organismo do fumante fica exposto à radiação. Além disso, os fumantes passivos também recebem uma cota de radiação.

 

Microondas Uma das melhores invenções para a cozinha também emite radiação. O microondas libera radiação eletromagnética e não adianta simplesmente fechar a sua porta para que ela não chegue até você, já que parte da radiação fica nos alimentos que passaram por ali. Além disso, a vedação que impede que a radiação escape pode quebrar, por isso é recomendado fazer uma manutenção periódica no seu microondas e substitui-lo mesmo diante da menor falha.

 

Lâmpadas fluorescentes Essas luzes, que substituíram as antigas lâmpadas tradicionais, emitem radiação. Elas emitem raios UVB, UVA e radiação infravermelha. Mesmo que elas não liberam radiação em grandes quantidades, sempre temos várias delas acesss pela casa por um longo período de tempo.

 

Televisão Elas já estão praticamente fora de uso, mas esses velhos televisores, que utilizavam raios catódicos, foram indicados como fonte de radiação excessiva. O mesmo se aplica aos antigos monitores de computador. Os atuais, LCD, LED ou plasma precisam obter uma certificação antes de sair para o mercado e são considerados muito mais seguros.

 

Telefones sem-fio As linhas de telefone caseiras necessitam de dispositivos para chamar e responder e é muito comum que tenhamos um ou mais telefones sem-fio em casa. Esses dispositivos, além de suas bases, são fonte de emissão de radiação a todo momento, mesmo quando não estão sendo utilizados. No mercado, são oferecidos modelos especiais com baixa emissão radioativa.

 

Redes Wi-Fi O WiFi nos livra dos cabos na hora de usar a internet, mas para transmitir e receber informação, utiliza ondas que liberam radiação e criam campos eletromagnéticos. Se possível, deixe o seu roteador o mais longe possível dos quartos e utilize seu computador e celular a uma distância de pelo menos dois metros. Se sua rede não está sendo usada, melhor desligá-la.

bottom of page